segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Colesterol: bom, mau ou natural?



Matéria publicada no Jornal Alto Petrópolis n°289, em outubro de 2010, sob minha autoria.


O nosso organismo produz substâncias denominadas lipoproteínas. Elas têm funções específicas e essenciais para o organismo humano. As lipoproteínas de baixa densidade são responsáveis por levar o colesterol até as células do nosso corpo. Já as lipoproteínas de alta densidade fazem o transporte inverso, levando o colesterol da corrente sanguínea de volta para o fígado, onde será excretado.


Informação complicada? Nomes complexos? Calma! Estamos apenas falando dos famosos colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL) que, na verdade, não são o colesterol propriamente dito, e sim os seus transportadores. Isso mesmo, o LDL (lipoproteína de baixa densidade) transporta o colesterol até as células e, quando ocorre em excesso está associado às doenças cardíacas. Por isso é considerado “ruim” ou um vilão para a saúde.  O HDL (lipoproteína de alta densidade) faz o transporte oposto, ou seja, faz uma limpeza no excesso de colesterol para que ele seja eliminado. Por isso é considerado “bom” e desejamos que ele esteja aumentado em nosso organismo. 



Agora que os termos técnicos já estão esclarecidos, podemos conhecer os alimentos que favorecem o aumento do LDL e do HDL. As fontes de colesterol são encontradas apenas nos alimentos de origem animal, ou seja, nenhum produto de origem vegetal apresenta colesterol. Os principais responsáveis pelo aumento no colesterol total e no LDL são as gorduras presentes em frituras, carnes, pele de galinha, embutidos, fast food, etc. O aumento do HDL ocorre tanto através da prática regular de exercícios físicos quanto pela ingestão de alimentos ricos em gorduras mono e poliinsaturadas, que estão presentes no azeite de oliva, nozes, castanhas, amêndoas, entre outros. 


Para saber como estão os seus níveis de colesterol, basta fazer um exame sanguíneo de perfil lipídico. Os níveis desejáveis são: colesterol total abaixo de 200mg/dL, LDL abaixo de 100mg/dL e HDL acima de 40mg/dL para homens e acima de 60mg/dL para mulheres. É importante também estabelecer a relação do colesterol total e de HDL, através de um cálculo simples (Colesterol total/HDL). Se este resultado estiver abaixo de 3,4 é porque você tem uma boa relação na sua proporção entre colesterol total e colesterol bom. Níveis alterados nestes exames estão associados, principalmente às doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose*. Se você nunca realizou exames sanguíneos, peça para seu médico ou nutricionista solicitar uma avaliação completa, eles são os profissionais habilitados para isto. Previna-se!


*No site da Sociedade Brasileira de Cardiologia você pode calcular qual é o seu risco cardíaco. Acesse: (http://prevencao.cardiol.br/testes/default.asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário