Muito consumido pelos chineses, tem a mesma origem do chá preto e chá branco. Ambos são produzidos a partir da planta Camellia sinensis, sendo que o chá preto possui uma quantidade maior de cafeína e o chá branco possui um sabor mais suave do que o chá verde.
O chá verde é rico em:
- substâncias antioxidantes que evitam a ação destrutiva dos radicais livres (moléculas que degeneram as células) auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.
- tanino que auxilia na redução das taxas do LDL (colesterol ruim), favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.
- vitaminas e minerais, como: manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
O chá verde é diurético e um excelente laxante natural.
Modo de preparo:
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e nos supermercados. Também está disponível na versão em pó, o que facilita o preparo, principalmente quando optamos por consumi-lo gelado.
Neste verão, mantenha-se hidratado bebendo bastante água e chá verde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário