
Alimentos funcionais são alimentos convencionais, compostos por componentes naturais e que tem efeitos positivos além do valor básico nutritivo podendo aumentar a saúde e/ou reduzir o risco de ocorrência de doenças. Promovem o aumento da qualidade de vida, incluindo os desempenhos físico, psicológico e comportamental. É importante lembrar que toda alegação de propriedade funcional deve ter comprovação através de estudos científicos e que estes alimentos possuem o controle e fiscalização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.
Dentro desta linha, surgiram os alimentos nutracêuticos. Apesar de conceitos semelhantes, os nutracêuticos são alimentos ou parte de um alimento que proporcionam benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Podem incluir os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas.
Seguem as principais diferenças:
- Alimentos funcionais: devem estar na forma de um alimento comum e atuam na redução do risco da doença.
- Alimentos nutracêuticos: incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos e atuam na prevenção e tratamento da doença.
Abaixo segue uma lista com os alimentos com propriedades funcionais, de acordo com a ANVISA:
Ômega 3: auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos (um tipo de gordura no sangue). Fontes: peixes e óleos de peixe de água salgada e fria, semente de linhaça.
Carotenóides (Licopeno, Luteína, Zeaxantina): tem ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento e até doenças como o câncer. Fontes: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve, tomate.
Fibras alimentares (Goma Guar, Lactulose, Polidextrose e Dextrina Resistente): auxiliam o funcionamento do intestino. Fontes: frutas, verduras, legumes, cereais integrais.
Beta Glucana (fibra alimentar): auxilia na redução da absorção de colesterol. Fonte: aveia.
Frutooligossacarídeos (FOS) e Inulina: contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e o hábito intestinal. Fontes: grãos integrais, legumes, frutas.
Psillium (fibra alimentar): auxilia na redução da absorção de gordura. Fontes: alimentos enriquecidos.
Quitosana: auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Fontes: cascas de crustáceos.
Fitoesteróis: auxiliam na redução da absorção de colesterol. Fontes: nozes, semente de girassol, óleos, abacate, alimentos enriquecidos.
Probióticos (Lactobacillus, Bifidobacterium, etc): contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Fontes: iogurtes e leites fermentados.
Proteína de soja: o consumo diário de no mínimo 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol. Fontes: alimentos à base de soja.
A ANVISA também estabelece que o consumo destes alimentos esteja associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Com o conhecimento das propriedades e as fontes dos alimentos funcionais, agora é só incluí-los na sua rotina alimentar e usufruir de seus benefícios!
Fonte: Lista de alegações de propriedade funcional aprovadas. http://www.anvisa.gov.br/alimentos/comissoes/tecno_lista_alega.htm. Atualizado em julho/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário