sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quais alimentos fornecem mais saciedade: sólidos ou líquidos?





Esta matéria divulgada no site www.nutritotal.com.br é muito propícia para os dias atuais onde, cada vez mais, surgem "shakes" substitutos de refeição que prometem rápida redução de peso.
                                                                                                                                                 "Evidências sugerem que alimentos na forma sólida geralmente produzem maior sensação de saciedade do que na forma líquida. Isso porque os alimentos sólidos passam por maiores etapas de degradação enzimática, bacteriana e mecânica, proporcionando maior sinalização de saciedade do que os alimentos líquidos. Além disso, os alimentos sólidos podem conter maior teor de fibras do que na forma líquida, e isso pode contribuir para o aumento de saciedade e perda de energia durante a absorção.

Outro fator importante é que a ausência da mastigação durante a ingestão de líquidos diminui o tempo de exposição aos receptores orofaríngeos, que controlam dos centros da fome e da saciedade.
Assim, é possível que o trânsito rápido de líquidos através do estômago e intestino possa levar a estimulação reduzida de sinais de saciedade e menor percepção cognitiva do conteúdo energético.

Além disso, a composição de macronutrientes presentes nos alimentos também é um dos fatores principais na influência da saciedade. As proteínas são os nutrientes mais sacietógenos, em segundo lugar estão os carboidratos e, por último, os lipídios."


Bibliografia (s)

Pan A, Hu FB. Effects of carbohydrates on satiety: differences between liquid and solid food. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2011;14(4):385-90.

Mourão DM, Bressan J. Influência de alimentos líquidos e sólidos no controle do apetite. Rev. Nutr. 2009;  22(4): 537-547.

Matéria do site Nutritotal: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=635

RESUMINDO: 
- a ausência da mastigação traz uma sensação reduzida de saciedade;
- você sentirá fome mais cedo;
- nem sempre as refeições líquidas são completas em nutrientes, podendo gerar uma deficiência de vitaminas e minerais. Se houver poucas fibras e proteínas, a saciedade estará reduzida;
- alimentos líquidos facilitam o processo digestivo e, por isso, consomem menos energia para tal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário