terça-feira, 17 de maio de 2011

Síndrome Metabólica, você tem?

Matéria publicada no Jornal Alto Petrópolis n°263, em abril de 2011.


A Síndrome Metabólica é um termo utilizado para um conjunto de fatores de risco que aumentam a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto, por exemplo) e está associada principalmente à obesidade. A predisposição genética, a alimentação inadequada e a inatividade física estão entre os principais fatores que contribuem para o seu surgimento.

Você tem Síndrome Metabólica?

A Síndrome Metabólica representa a combinação de pelo menos três critérios dos apresentados no quadro abaixo:

Critérios
Níveis
Circunferência abdominal

                  Homens
> 102 cm
                  Mulheres
> 88 cm
Triglicerídeos
≥ 150 mg/dL
HDL colesterol

                  Homens
< 40 mg/dL
                  Mulheres
< 50 mg/dL
Pressão arterial
≥ 130 mmHg ou ≥ 85 mmHg
Glicemia de Jejum
≥ 110 mg/dL

A medida da circunferência abdominal é utilizada, pois a gordura acumulada nesta região tem associação direta com a obesidade, resistência à insulina e doenças cardiovasculares. Os exames de colesterol e triglicerídeos são utilizados para verificação dos níveis de gordura no sangue e a glicemia de jejum para avaliar a presença de intolerância à glicose ou diabetes.



Seguem algumas dicas importantes para a prevenção dos fatores de risco:

A adoção precoce de um estilo de vida saudável, como dieta adequada e prática regular de atividade física, é componente básico da prevenção dos fatores de risco para Síndrome Metabólica.

A alimentação adequada deve:
• permitir a manutenção de um peso saudável, portanto, excessos de alimentos devem ser evitados;
• reduzir a ingestão de calorias sob a forma de gorduras, evitando o consumo de gorduras saturadas e de gorduras trans (hidrogenada);
• aumentar a ingestão de frutas, verduras, legumes e cereais integrais;
• reduzir a ingestão de açúcar e doces;
• reduzir a ingestão de sal (sódio) sob todas as formas.

A atividade física é determinante do gasto de energia e fundamental para o controle do peso. Deve ter duração mínima de 30 minutos, preferencialmente diário, incluindo exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular.
A melhora de hábitos de vida deve contemplar a redução do tempo de lazer passivo (televisão, jogos eletrônicos, atividades em computadores, etc).
O tabagismo deve ser combatido e eliminado, pois eleva o risco de doença cardiovascular.
É importante lembrar que a avaliação dos fatores de risco e o tratamento para Síndrome Metabólica devem ser realizados por médico ou nutricionista.

Fonte: I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia; Volume 84, Suplemento I, Abril 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário