sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Divulgando a Campanha "eu sou 12 por 8"!



"Eu sou 12 por 8" é uma campanha humanitária criada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos que precisam entender e cuidar da sua saúde para viver mais e melhor.

A pressão alta não controlada é a principal causa das duas doenças que mais matam no Brasil: o acidente vascular cerebral e o infarto do miocárdio. A cada ano, 300 mil brasileiros são vitimados pelas doenças cardiovasculares, principalmente causadas pela hipertensão. Um número 2 vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, 3 vezes mais que aquelas devidas a acidentes e 4 vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
O grande desafio da campanha “Eu sou 12 por 8” é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento. No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
10 mandamentos para prevenção e controle da hipertensão:

1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
2. Pratique atividades físicas todos os dias.
3. Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4. Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5. Reduza o consumo de álcool.
6. Abandone o cigarro.
7. Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8. Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9. Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10. Ame e seja amado.
Saiba mais e participe:
http://www.eusou12por8.com.br/Default.aspx#!prettyPhoto/0/

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

OBESIDADE: atenção!

As taxas de sobrepeso dos brasileiros aumentaram significativamente nos últimos quatro anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, analisando um grupo de 54 mil pessoas adultas, revelou-se que 51% dos homens e 42,6% das mulheres estavam acima do peso adequado. 

Entre as crianças, os índices são mais assustadores, cerca de 16% dos meninos e 12% das meninas com idades entre 5 e 9 anos são hoje obesas no país, quatro vezes mais do que há 20 anos.

Epidemia! 

    A obesidade é um dos problemas mais graves do mundo industrializado. Considerada uma epidemia mundial, a doença crônica favorece o aumento de complicações associadas ao excesso de peso corporal e o aparecimento de doenças como diabetes, câncer, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, cardiopatias, acidente vascular cerebral e depressão. 

Caracterizada pelo excesso de tecido adiposo no organismo, é influenciada pela ingestão inadequada de alimentos, fatores genéticos, ambientais, emocionais e psicossociais.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Quais alimentos fornecem mais saciedade: sólidos ou líquidos?





Esta matéria divulgada no site www.nutritotal.com.br é muito propícia para os dias atuais onde, cada vez mais, surgem "shakes" substitutos de refeição que prometem rápida redução de peso.
                                                                                                                                                 "Evidências sugerem que alimentos na forma sólida geralmente produzem maior sensação de saciedade do que na forma líquida. Isso porque os alimentos sólidos passam por maiores etapas de degradação enzimática, bacteriana e mecânica, proporcionando maior sinalização de saciedade do que os alimentos líquidos. Além disso, os alimentos sólidos podem conter maior teor de fibras do que na forma líquida, e isso pode contribuir para o aumento de saciedade e perda de energia durante a absorção.

Outro fator importante é que a ausência da mastigação durante a ingestão de líquidos diminui o tempo de exposição aos receptores orofaríngeos, que controlam dos centros da fome e da saciedade.
Assim, é possível que o trânsito rápido de líquidos através do estômago e intestino possa levar a estimulação reduzida de sinais de saciedade e menor percepção cognitiva do conteúdo energético.

Além disso, a composição de macronutrientes presentes nos alimentos também é um dos fatores principais na influência da saciedade. As proteínas são os nutrientes mais sacietógenos, em segundo lugar estão os carboidratos e, por último, os lipídios."


Bibliografia (s)

Pan A, Hu FB. Effects of carbohydrates on satiety: differences between liquid and solid food. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2011;14(4):385-90.

Mourão DM, Bressan J. Influência de alimentos líquidos e sólidos no controle do apetite. Rev. Nutr. 2009;  22(4): 537-547.

Matéria do site Nutritotal: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=635

RESUMINDO: 
- a ausência da mastigação traz uma sensação reduzida de saciedade;
- você sentirá fome mais cedo;
- nem sempre as refeições líquidas são completas em nutrientes, podendo gerar uma deficiência de vitaminas e minerais. Se houver poucas fibras e proteínas, a saciedade estará reduzida;
- alimentos líquidos facilitam o processo digestivo e, por isso, consomem menos energia para tal.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Alimentação adequada para os esportistas de final de semana

Matéria publicada no site: http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=1401



Primeiramente, é importante lembrar que a recomendação para uma prática de exercícios físicos saudáveis deve incluir uma adequada combinação das seguintes variáveis: duração, intensidade e frequência semanal.
 
Todo início ou reinício de atividade deve ser gradativo. Primeiro aumenta-se a duração até chegar ao tempo mínimo aceitável. Só então se modifica a intensidade. Uma forma prática e muito comum de controle da intensidade do exercício aeróbio é a medida da freqüência cardíaca. A atividade não deverá provocar fadiga em cada sessão de exercício, e sim cansaço leve, que demande menos de uma hora pós-esforço para seu desaparecimento completo. Quanto à freqüência, recomenda-se que a parte aeróbica do exercício seja feita, se possível, todos os dias, com duração mínima de 30 a 40 minutos.
 
Porém, sabemos que muitas pessoas acabam não tendo tempo disponível para realizar exercícios durante a semana e acabam compensando com atividades intensas e desgastantes apenas no final de semana.
 
Uma pessoa sedentária ou que está há algum tempo sem fazer exercício e recomeça repentinamente corre o risco de sofrer algum evento cardíaco como, por exemplo, desenvolver uma arritmia se fizer um esforço maior que a sua capacidade física habitual. Para evitar os riscos à saúde cardiovascular, é necessário passar por uma revisão médica, com a realização de um eletrocardiograma ou teste ergométrico. Também é de grande importância que um educador físico prescreva e acompanhe a atividade.
 
Para combater o sedentarismo durante a semana podem ser incluídas na rotina algumas atividades informais, como estacionar em um local mais distante, subir escadas ao invés do elevador, deslocar-se caminhando ao invés de utilizar o carro, sempre que possível.
 
Em relação à alimentação do esportista de final de semana, existem alguns aspectos que merecem atenção:
 
- Não pratique exercícios em jejum, pois pode aumentar a fadiga e as chances de lesão ou desmaio;
 
- Não coma em excesso antes da atividade, evitando desconforto gástrico e prejuízos tanto no processo digestivo quanto no desempenho da atividade;
 
- Beba bastante água antes, durante e após o exercício, para evitar a desidratação;
 
- Faça uma refeição leve após o exercício, para repor a energia que foi gasta e para que ocorra uma adequada recuperação muscular e energética;
 
- Tenha cuidado com o uso indiscriminado de suplementos alimentares, estimulantes e de bebidas esportivas. Consulte um nutricionista para saber das suas necessidades e dos riscos.
 
- Procure alimentar-se bem durante toda a semana para deixar o seu corpo bem nutrido e não apenas no dia da atividade física.
 
- Atenção à armadilha do aumento de apetite após os exercícios. Mantenha o equilíbrio com refeições energéticas para repor o cansaço muscular, mas não use isso como uma ‘muleta’ para comer mais.
 
Os cuidados com a alimentação devem acontecer sempre semana, visando uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas, minerais e energia suficiente. As necessidades são individuais, variando de acordo com o biótipo, idade e objetivos de cada um.
 
Aproveite bem esses momentos de lazer, mas fique sempre atento e consciente para desfrutar de maneira plena e sem riscos. Boa diversão!
 
Nutr.  Karine Zortéa
Porto Alegre – RS