segunda-feira, 20 de junho de 2011

Choose My Plate

       "My plate" ou “Meu prato” é um novo modelo proposto para auxiliar na educação nutricional da população. Foi proposto pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), juntamente com a equipe anti-obesidade comandado pela primeira-dama, Michelle Obama, com a ideia de substituir a pirâmide alimentar por um prato.

       Apesar de não trazer novidades, tem uma proposta didática mais compreensível do que a conhecida “Pirâmide alimentar”. A sugestão reforça a importância no aumento no consumo de frutas e verduras e a variedade de cores dão a ideia de um prato com variedade de vitaminas e minerais. 


"My Plate"


O Conselho Federal de Nutricionistas já havia lançado em 2010 a campanha “Prato colorido: alimentação saudável”, que tem uma proposta semelhante ao “Meu prato”.


"Prato colorido: alimentação saudável"


Recomendações adicionais do modelo "Meu prato":

· Aproveite o seu alimento, mas coma menos;

· Evite grandes porções;

· Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;

· Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;

· Consuma grãos integrais;

· Opte por alimentos com menor teor de sódio;

· Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.

        O que este novo modelo não esclarece é a necessidade de redução no consumo de doces e de gorduras indesejáveis, presentes em frituras e na carne vermelha, por exemplo.

Fonte para consulta: http://www.choosemyplate.gov/

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ração humana, NÃO!

Informe Anvisa: Esclarecimentos sobre a “ração humana”

Finalmente a Anvisa se posicionou frente ao absurdo da denominação "ração humana" que estava sendo utilizada por diversas empresas para identificar um produto composto por misturas de cereais, farinhas, farelos e outros ingredientes.

Além disso,  estes produtos não se enquadravam em um critério de fiscalização e por isso não se tinha certeza da qualidade e quantidade de nutrientes, visto que tem a consistência de uma farinha, onde não se consegue identificar cada ingrediente.



O novo Regulamento Técnico estabelece as características mínimas de qualidade e, segundo a ANVISA, a expressão “RAÇÃO HUMANA” não pode ser utilizada como denominação de venda, pois está em desacordo à Resolução ANVISA RDC n. 259/2002.

Confira na íntegra: Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011

Além disso, não será mais permitido que utilizem alegações de propriedades terapêuticas e ou medicamentosas, tais como: “excelente regulador intestinal”; “controla o colesterol e os triglicerídeos”; “estabiliza os níveis de açúcar no sangue”; “auxilia no combate do diabetes e da obesidade”; “combate anemia, fadiga e reumatismo”; “ajuda na desintoxicação do organismo”.

Também não estão permitidas alegações relacionadas a emagrecimento ou declarações que indiquem o uso do produto para substituir refeições, tais como: “sacia a fome”, “ajuda a emagrecer e manter o peso”, “auxilia no emagrecimento”, “o ideal é que pelo menos uma das refeições seja substituída
pelo produto”.

Considerações nutricionais importantes (Anvisa):

O consumo de produtos com alto teor de fibras, como misturas de
cereais, farinhas e farelos, deve estar inserido no contexto de uma alimentação
diversificada e saudável. 
  • É importante ressaltar que o consumo desses produtos em detrimento a outros alimentos ou para substituir refeições pode trazer prejuízos à saúde, pois não fornecem todos os nutrientes necessários a uma alimentação adequada.

  • De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, conforme Guia Alimentar da População Brasileira (BRASIL, 2006), todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A diversidade dietética que fundamenta o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico – ou grupo deles isoladamente – é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e conseqüente manutenção da saúde. 

  • Mesmo as dietas para perda ou manutenção do peso corporal, que exigem redução calórica, devem atender ao padrão alimentar e nutricional considerado adequado e o consumo de produtos com esta finalidade deve ser orientado por nutricionista ou médico.

Hepatite A: pode estar em suas mãos!


Matéria publicada no Jornal Alto Petrópolis n°264, em maio de 2011.


O que é?

A Hepatite A é uma doença do fígado, altamente contagiosa, causada por um vírus.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre através dos hábitos de higiene e condições sanitárias, pela via fecal-oral. A principal forma de contágio é através da ingestão de água ou alimentos contaminados, mas também pode ocorrer de pessoa para pessoa.



Sobre o vírus:

O vírus da Hepatite A é muito resistente e pode permanecer no alimento por mais de 3 dias ou nas mãos de uma pessoa por até 4 horas.

Principais sintomas:

Quando uma pessoa está com Hepatite A, pode apresentar:

- dores musculares
- falta de apetite
- cansaço
- vômitos
- enjôo
- febre
- urina escura
- fezes amarelo-esbranquiçadas
- olhos e pele amarelados

Muitas vezes, os sintomas podem ser confundidos com os de uma virose qualquer.

Como prevenir?

A Vacina contra Hepatite A tem 100% de eficácia. Além disso, siga recomendações adequadas de higiene pessoal e dos alimentos.

Algumas dicas:
  • ·         O vírus é inativado através da cocção dos alimentos a 85°C por 1 minuto;
  • ·      Lave as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro;
  • ·      Beba apenas água fervida ou filtrada;  
  • ·      Evite o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência;
  • ·      Evite comer frutos do mar crus ou mal cozidos;
  • ·      Verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram esterilizados ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.